A Petrobras anunciou nessa quinta-feira (5) um novo aumento no preço do diesel, o segundo consecutivo desde a adoção de uma nova política de preços em outubro. O primeiro aumento foi anunciado em dezembro passado, resultando em aumento de até R$0,17 no preço do litro vendido nas bombas de todo o país.
LEIA: Petrobras anuncia aumento no preço do diesel
Segundo uma nota da empresa, o Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) decidiu elevar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%, em média. Os novos valores começaram a ser aplicados a partir de hoje (6). A decisão tomada leva em conta a discreta elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais, pela valorização do real desde a última revisão de preços e os ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno de gasolina e diesel. Além disso a empresa ressalta ainda que o período de inverno no hemisfério norte também tem contribuído para uma maior demanda no preço.
A Petrobras ressalta ainda que, se o reajuste for repassado de forma integral, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro. A decisão de aumento ou não dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.
Por fim a empresa reforça que os preços dos combustíveis serão revistos pelo menos uma vez a cada 30 dias.
Gasolina
O preço da gasolina nas refinarias também está incluído na nova política de preços da Petrobras. Porém esse mês o preço do combustível não sofrerá alteração nas refinarias.
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas