Baseada na opinião de 6000 transportadoras associadas à entidade britânica, a pesquisa mostrou que pelo um terço dos transportadores estão enfrentando grandes dificuldades para encontrar e contratar motoristas qualificados no Reino Unido.
A situação é vista como preocupante, já que a dependência de motoristas de outros países europeus tem crescido ao mesmo tempo que o Reino Unido está prestes a sair da União Europeia.
"Numa altura em que as empresas britânicas estão cada vez mais dependentes de uma cadeia de suprimentos eficiente, a falta de motoristas qualificados disponíveis para o trabalho pode tornar-se motivo de preocupação", diz Christopher Snelling, diretor de política nacional e regional do FTA. Segundo Snelling, a tendência que a falta de motoristas cresça nos próximos meses, portanto será fundamental um incentivo por parte da indústria e do setor de transportes afim de atrair novos profissionais.
John Simkins, chefe de Transportes e Logística, Santander UK, disse: "A falta de motoristas qualificados tem sido um desafio persistente no setor nos últimos anos, e os resultados desta pesquisa indicam que este ainda é um problema constante. No entanto, é encorajador ver que empresas de todo o país esperam um forte crescimento na atividade de transporte nos próximos meses. Apesar de algumas empresas de Transportes e Logística colocar seus planos de expansão internacional atualmente em espera, o setor continuará a desempenhar um papel crucial na economia do Reino Unido. "
Atualmente as 6000 transportadoras que responderam a pesquisa e fazem parte da FTA, são responsáveis por metade da frota de veículos comerciais do Reino Unido, cerca de 220.000 caminhões.
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas