RER Parts

PRF flagra mais de 10 toneladas de excesso de carga em apenas um caminhão na BR-116

PRF/Divulgação

Além do excesso de peso, equipes da PRF também observaram que a carga de brita ultrapassava as laterais e que o tamanho da lona era insuficiente para cobrir a caçamba

Durante fiscalização com foco no combate ao excesso de peso na última quinta-feira, 7 de outubro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram uma quantia expressiva de carga excedente em um único caminhão. O caso foi registrado na BR-116, em Lages (SC).

Ao abordarem o caminhão Volkswagen Constellation carregado de brita e com placas de Santa Cecília (SC), os policiais constataram um total de 10,3 toneladas de carga excedente. Além disso, foi observado que a carga estava acima das laterais da carroceria, apresentando assim risco de derramamento sobre a pista, e que a lona utilizada era menor que a carroceria. 

Diante dos fatos, o veículo foi autuado retido para transbordo do peso excedente. 


Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

Somente em 2021, a PRF já flagrou mais de 2,3 mil toneladas de peso excedente nas rodovias federais em Santa Catarina.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA