Facchini


Custando R$ 2,5 milhões, Scania lança primeiro cavalo mecânico 100% elétrico do Brasil

Scania/Divulgação

Scania 30 G 4x2 conta com motor elétrico de 410 cv de potência, transmissão de quatro velocidades e dois packs de baterias; com autonomia para 250 km, modelo foi concebido para operações regionais

Google News
Reforçando o compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte cada vez menos poluente, a Scania acaba de iniciar mais uma importante etapa na jornada de sustentabilidade. Prova disso é o lançamento do primeiro cavalo mecânico 100% elétrico do Brasil. Trata-se do inédito Scania 30 G 4x2.


A nova aposta da marca sairá de fábrica contando com um motor elétrico na parte central do chassi com 300 kw de potência (equivalente a 410 cv de potência) e 1150 Nm de torque, combinado com uma transmissão de apenas quatro velocidades. A máquina elétrica EMC1-4 dispõe ainda de uma potência de regeneração de 330kW.


Desenvolvido com foco nas operações regionais e trazendo um eixo traseiro com Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 66 toneladas, o Scania 30 G também contará com dois pacotes de baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) com capacidade total de 416kWh (208 kWh cada) e que garantem uma autonomia para até 250 quilômetros, podendo ainda serem recarregadas em aproximadamente 50 minutos, através de um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A.

As primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026.  Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile)”, explica Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.


Segundo a marca, inicialmente os exemplares serão importados da Suécia. “Pensamos em cada detalhe para as aplicações no perfil atual do transporte brasileiro elétrico. Vamos começar as importações e ir amadurecendo com o mercado, clientes, rede e embarcadores, juntando toda a cadeia do transporte e o poder público”, comenta Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. “Quando estivermos com os veículos elétricos rodando, vamos passar por um ciclo que é normal na indústria: de demonstrações, aprendizagem, avaliação das demandas dos clientes, análise do que mais poderemos complementar a linha dos produtos e a de acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura no país. É uma jornada que não depende apenas da Scania.” 

Com design e construção simples, o novo motor elétrico Scania se destaca pela facilidade de manutenção e custos similares aos motores de combustão interna. Destaca-se ainda o baixíssimo nível de ruído em ordem de marcha, o que se traduz em maior conforto operacional. 

De acordo com as informações oficiais da montadora sueca, incialmente o Scania 30 G 4x2 será comercializado por R$ 2,5 milhões.

Novo caminhão 100% elétrico Scania 30 G 4x2
Scania/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA