Facchini

Scania entrega caminhões coletores movidos a gás para Marquise Ambiental

Scania P 280 XT coletor de resíduos movido a gás
Divulgação

Caminhões Scania P 280 XT irão operar em Fortaleza (CE) e Osasco (SP); mais 15 exemplares estão previstos para serem entregues ao longo de 2025

Google News
A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país, passou a contar nesta semana com um importante reforço sustentável na frota de mais de 1 mil equipamentos. Trata-se de três novos caminhões Scania P 280 XT movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e/ou Biometano.


Parte importante de um projeto piloto, os exemplares irão operar em Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e em Osasco (SP) na frota da EcoOsasco. A concessionária responsável pelo negócio e apoio à Marquise será a Casa Scania Conterrânea (CE). Em São Paulo, o suporte será da Casa Scania Codema. Mais 18 caminhões Scania movidos gás e/ou biometano estão previstos para serem entregues a Marquise Ambiental ao longo de 2025.


Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando tecnologias e os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Investimos na frota movida a biometano para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biogás, produzimos o biometano e abastecemos nossa frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos”, esclarece Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.


A Scania inicia uma parceria com a Marquise Ambiental que gerará muitos frutos. São duas empresas que têm a sustentabilidade no centro de suas ações. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.400 unidades negociadas. É um produto consolidado no mercado e que traz uma eficiência energética na redução das emissões”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Nos últimos cinco anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, temos os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos de abastecimento está se expandindo para os interiores do país e Centro-Oeste. E, vamos continuar apoiando e oferecendo todo suporte aos nossos clientes.

É uma enorme satisfação poder contribuir de alguma forma para essa onda irreversível que gera benefícios para toda a cadeia produtiva, para a sociedade e o meio ambiente. Juntos, a Marquise, a Scania e a Conterrânea deram um grande passo para viabilizar a bandeira da sustentabilidade, trabalhando cada vez mais por um menor impacto ambiental”, diz Adriano Ventura, diretor-geral da Casa Scania Conterrânea.

Sobre o Scania P 280 XT
Os exemplares recém-adquiridos pela Marquise Ambiental saem de fábrica com motor Euro 6 de 9 litros e totalmente preparado para serem abastecidos com GNV e/ou Biometano. O propulsor está combinado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Destaca-se ainda a presença de oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, que conferem uma autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. A cabine P com pacote XT completa a lista de atributos. 

Quando abastecidos com Biometano, os caminhões Scania P 280 XT são capazes de proporcionarem uma redução de até 90% nas emissões de gases poluentes.

Tecnicamente o modelo P 280 XT da Scania atende a todas as exigências operacionais e promete ser uma grande mudança de paradigma no segmento”, informa Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA