Facchini

PRF flagra mais de 30 toneladas de excesso de carga em caminhões na Bahia

PRF/Divulgação

Uma das carretas abordadas circulava com quase 20 toneladas de excesso de peso e sem lona cobrindo a carga; operação policial ocorreu na região de Simões Filho (BA)

Google News
Com o objetivo de coibir irregularidades no transporte de cargas e prevenir colisões por essa e outras infrações, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última segunda-feira, 03 de fevereiro, uma intensa fiscalização de caminhões na região de Simões Filho (BA).


Durante as ações do policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT), 20 caminhões foram fiscalizados e 51 autuações por diversas irregularidades foram aplicadas, sendo, três autos por excesso de peso. Ao todo, 32.903 quilos de excesso carga foram constatados nos caminhões abordados e autuados.


Segundo a PRF, em uma das abordagens, um conjunto formado por um cavalo mecânico Volvo e um semirreboque basculante circulava com com quase 20 toneladas de excesso de peso, além de 4.365 quilos acima do permitido da Capacidade Máxima Tracionada (CMT). O motorista também foi autuado por ausência de lona cobrindo a carga.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA