Começou a ser colocada em prática, nessa quarta-feira, em Belo Horizonte, a ideia que um estudante teve para facilitar a vida dos passageiros dos ônibus urbanos. Um aluno do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) construiu um bagageiro que está em teste em cinco ônibus urbanos da capital mineira. Equipamento é vazado e tem três metros de comprimento.
Além de oferecer um alívio a quem viaja de pé, o bagageiro deixa mais espaço livre no corredor. Isso faz muita diferença nos horários de pico.
“Uma mochila, por exemplo, é quase meio passageiro. Então, duas pessoas com mochilas são como três passageiros”, afirma o estudante da UFMG, Igor Batista.
O custo de cada equipamento, quando for produzido em escala industrial, não deve passar de R$ 150. De acordo com a companhia de trânsito da capital mineira, o valor não será repassado às passagens.
“A ideia é ampliar, principalmente nos ônibus que têm um volume maior de estudantes e pessoas que usam bolsas e pastas”, afirma o diretor de projetos da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Daniel Marques Couto.
Assista à reportagem do Jornal Nacional:
FONTE: Globo Minas