Facchini

Daimler prevê redução significativa de consumo de diesel e emissões de CO2 na próxima década


Os engenheiros da fábrica de veículos comerciais da Daimler, localizada em Stuttgart, possuem um novo desafio nas mãos, a redução significativa de consumo de diesel e emissões de CO2 na próxima década. A partir do aprimoramento da aerodinâmica do veículo e do reboque ou semirreboque e do ajuste dos sistemas de transmissão para o uso de combustíveis alternativos, os engenheiros terão de aperfeiçoar o desempenho dos caminhões.
A Daimler afirma que o Consumo de combustível dos caminhões já foi reduzido em 30% desde 1960 e as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM) diminuíram até 98% no mesmo período, a eficiência do transporte de carga aumentou em mais de 80%.
Para testar a evolução dos caminhões Mercedes-Benz, os engenheiros utilizaram um Actros 1844 e um modelo de 1964, o LP 1624, numa rota acidentada de longa distância, em ida e volta, de Stuttgart a Milão. Os resultados obtidos foram de uma diferença de 50% no consumo de diesel e de emissões de CO2 por tonelada de carga útil e também uma queda em emissões de material particulado (PM) e óxido de nitrogênio (NOx) de até 98%. Os motoristas que participaram dos testes também apresentaram uma redução significativa no sforço físico e mental. O desempenho do transporte dobrou e a segurança de dirigibilidade melhorou de forma substancial.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA