Balanço divulgado ontem pela CET aponta uma redução de 51,3% no fluxo de caminhões na avenida dos Bandeirantes durante o pico da tarde (das 17h30 às 20h), isso após a entrega da primeira etapa da Nova Marginal e do trecho sul do Rodoanel.
A abertura das novas pistas também reduziu, no mesmo horário, o número de veículos pesados nas marginais Tietê (6,87%) e Pinheiros (33,29%), de acordo com a prefeitura.
Além da queda no fluxo de caminhões, a CET afirma que os índices de lentidão voltaram aos níveis de 2007.
Na marginal Tietê, das 7h às 20h, houve redução média de 40% na comparação entre abril e o mesmo período de 2007. Na marginal Pinheiros, a queda nos congestionamentos foi de 34% e, na Bandeirantes, de 42%.
O estudo aponta, ainda, que as duas obras elevaram em 28% a fluidez em toda a cidade entre os meses de março e abril de 2010. Especialistas em engenharia de tráfego alertam que a melhora é temporária porque, a cada mês, 50 mil novos carros passam a circular na cidade, o que em pouco tempo anulará os efeitos positivos. Além disso, dizem que as pistas servem apenas ao transporte individual e a solução para a cidade está no transporte coletivo.
Redação: Helton Gomes
FONTE: eBAND