Facchini

Ideia de demolir Minhocão já dura quase duas décadas


A ideia da Prefeitura de São Paulo de demolir o Minhocão não é nova. São quase 20 anos de discussão. Agora, o assunto volta no meio de um programa para melhorar as condições de vida e emprego em áreas pouco valorizadas da cidade.
Construído nos anos 70 para desafogar o trânsito, o Elevado Costa e Silva tem sido alvo de críticas. A via de três quilômetros erguida a cinco metros e meio do chão, que corta o centro da capital, apresenta um vai e vem constante e diário de 80 mil veículos. Mas isso pode acabar.
Quem mora no local, de frente para o Minhocão não consegue descansar. O visual é concreto e carros. Uma paisagem cinzenta e barulhenta. Os carros passam a cinco metros da janela. André Borges, estudante, não consegue ficar muito tempo dentro de casa. Além do barulho, a fuligem invade a varanda. Difícil até de respirar. “É muita sujeira e poluição”, conta.
“Eu tenho expectativa e torcida, seja como engenheiro, seja como cidadão, seja como prefeito. Eu espero, efetivamente, que o projeto, que a empresa ganhadora ou que o consórcio ganhador possam ter um projeto que preveja a demolição do Minhocão”, diz Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.
Pelo projeto da prefeitura, que deve ficar pronto em um ano e meio, o trânsito será desviado por novas avenidas que ainda vão ser desenhadas. Mas só depois da aprovação da Câmara Municipal é que ele poderá sair do papel.

FONTE: G1 SP
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA