Um crescente número de grandes cidades busca atualmente aumentar a eficiência dos seus sistemas de transportes investindo no chamado BRT (Bus Rapid Transit). Trata-se de um sistema inteligente de transporte por ônibus, com alta capacidade para transporte de passageiros, corredores exclusivos para circulação dos ônibus, paradas otimizadas e gerenciamento de informação para orientação do tráfego.
A África do Sul é atualmente o país com a maior rede BRT em implantação. Embora estes investimentos se devam principalmente para atender às necessidades da Copa do Mundo, estes BRTs são apenas um começo, segundo Marius Botha, responsável pela Volvo na África do Sul. “Muitas cidades sulafricanas tem planos ambiciosos para resolver seus desafios com o tráfego”, afirma Marius. Os planos de expansão estão agendados para continuar até 2020.
Este é também um projeto ambiental, pois sistemas BRT contribuem para a redução das emissões. Mesmo não havendo uma exigência legal na África do Sul, as cidades envolvidas optaram por ônibus equipados com motores Euro-4.
Porto Elizabeth selecionou a Volvo Bus como sua fornecedora total, o que significa não somente o abastecer com os ônibus. A Volvo Bus também cuidará de toda a manutenção e dos os serviços a serem realizados, além do sistema ITS4 Mobility de fornecimento de informações e de mobilidade de tráfego.
A cidade fechou um pedido para 25 ônibus articulados Volvo B9SLA com carroceria da Marcopolo. A África do Sul adota o sistema inglês de tráfego com circulação pela pista da esquerda. Os ônibus serão equipados com quatro portas no lado direito para permitir rápidos embarques-desembarques nas paradas especiais ao longo dos corredores exclusivos do sistema BRT. Os ônibus também contarão com duas outras portas no lado esquerdo para utilização quando em tráfego misto fora das rotas usuais.
A vantagem do modelo B9SLA se deve ao fato do motor estar instalado bem à frente, no lado esquerdo do ônibus, permitindo que a distribuição de peso sobre o eixo seja otimizada e a capacidade de transporte chegue a 115 passageiros. A cidade encomendou para teste uma unidade do protótipo Volvo B7RLE, ônibus de 12 metros padrão.
A Cidade do Cabo encomendou 43 ônibus Volvo com especificações para sistemas de pisos elevados, próprios para plataformas elevadas nas paradas dos ônibus - inclui oito ônibus articulados Volvo B12M, e 35 Volvo B7R de 12 metros, que também serão encarroçados pela Marcopolo.
“Desde a implatanção dos primeiros BRT’s na América do Sul (Curitiba, no Brasil; Bogotá, na Colômbia; e Santiago, no Chile), a Volvo Bus tem se convencido que esta é a solução com melhor custo-benefício para modernizar e aumentar a eficiência do sistema de transporte público”, afirma Peter Danielsson, gerente de BRT na Volvo Bus. “Somos líderes mundiais no fornecimento de ônibus para sistemas BRT, e estamos satisfeitos em poder participar no ambicioso investimento que está sendo feito pelas cidades sulafricanas”, finaliza o executivo.
FONTE: VOLVO BUSES