RER Parts

Carretas não passam pelo túnel da Serra

As seis carretas, de 60 metros cada, que seguiam para Minas Gerais levando vigas de aço, continuam paradas no acostamento da BR-040, na descida da serra. Na tarde de ontem, a Concer informou que, apesar de ter sido publicado que os veículos estariam com problemas para atravessar os túneis da estrada, as carretas não puderam seguir viajem para não atrapalharem o trânsito no fim de semana.
De acordo com a assessoria da concessionária, a operação será retomada nos primeiros minutos da madrugada de amanhã (segunda-feira). “São carretas de grandes dimensões e estamos estudando a melhor forma delas passarem pelos túneis, mas isso não quer dizer que seja um problema, na segunda-feira elas seguem viajem normalmente. Hoje (ontem) elas ocupam meia pista e não tivemos engarrafamentos ou trânsito lento”,  explicou o assessor de imprensa da empresa, Flávio Menna Barreto.
Em contrapartida, o jornal O Globo na internet publicou que o “comboio deveria ter subido a serra de Petrópolis na madrugada de quinta pela contramão da rodovia. Mas, só depois de iniciada a operação, descobriu-se que as carretas não passariam pelos túneis. Elas ficaram paradas no acostamento e não tinham como seguir viagem. As carretas iriam para Jeceaba (MG) e, por causa do tamanho, também não têm como fazer o percurso normal pela pista de subida da serra”.
Além do problema com os túneis, ainda segundo O Globo, no início da passagem do comboio, uma das carretas teria ficado presa na canaleta ás margens da rodovia entre os quilômetros 104 (praça de pedágio de Duque de Caxias) e 89 (Petrópolis). O acidente atrasou a reabertura da via. Pela manhã, a descida da serra ficou em meia pista nos kms 89 e 93.
De acordo com a Concer, as carretas transportam, cada uma, 80 toneladas de vigas de aço para a empresa VSB, que fica na cidade mineira de Jeceaba e fabricará tubos de aço sem costura para a exploração do pré-sal. O transporte de cargas de grandes dimensões foi autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).


FONTE: Diário de Petrópolis 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA