Facchini

Começa hoje fiscalização a caminhões


A partir de hoje, a Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel) irá fiscalizar a entrada e circulação de veículos que tenham acima de quatro toneladas no horário das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto veículos transportadores de oxigênio para os hospitais de casa de saúde, veículos operadores de betoneiras e de limpeza pública. A fiscalização atende à decisão judicial que proíbe totalmente a circulação, carga e descarga de veículos pesados em Belém nesse horário, em decorrência de ação proposta pelo Ministério Público, na tentativa de desafogar o trânsito de Belém.
Segundo a Ctbel, a fiscalização será feita em cinco barreiras nos limites entre Belém e Ananindeua, considerados pontos estratégicos, onde o fluxo de caminhões é mais intenso. O controle será feito por 170 agentes da companhia, seis motocicletas e oito viaturas que se revezarão durante todo o dia.
Joaquim Souza, diretor de Trânsito da Ctbel, diz que o papel dos agentes será educativo, para orientar os condutores sobre a proibição de circular em áreas apontadas como críticas. Ao todo, serão dez bairros de Belém onde os motoristas dos caminhões serão orientados a encostar o veículo e aguardar até o momento permitido para a circulação.
O diretor diz que o trabalho de educação será feito pelos próximos 15 dias. Entretanto, os motoristas que não obedeceram o regulamento poderão ser multados. Os valores das multas deverão variar de R$ 85 a R$ 500, dependendo da situação. “Se o condutor insistir em passar, já será multado com a penalidade mínima. Se ainda assim fizer a carga ou a descarga e continuar circulando pela cidade fora do horário, será penalizado com a máxima”, afirma o diretor.
O superintendente em exercício da Ctbel, Onofre Velloso, afirma não concordar com a decisão do Ministério Público. Segundo Velloso, a medida irá prejudicar a população, pois atividades domésticas, como a entrega de eletrodomésticos, não poderão ser feitas durante a semana. Ainda de acordo com o superintendente, a Ctbel irá recorrer à decisão judicial. “Iremos cumprir com a decisão, mas vamos recorrer, pois achamos que os corredores eram mais viáveis”.
Para Velloso, com a nova decisão, os transtornos no trânsito estão sendo esperados, pois as empresas que trabalham com veículos pesados terão que recorrer a outros meios. “As empresas terão que utilizar caminhões menores para fazer o transporte. A carga que seria transportada em um caminhão será levada em dois ou três. Isso vai gerar uma quantidade maior de veículos circulando, gerando congestionamentos e até engarrafamentos”, diz. A Ctbel tem 10 dias após a decisão judicial para recorrer.

ÁREAS PROIBIDAS: UMARIZAL, SÃO BRÁS, CREMAÇÃO, CONDOR, REDUTO, NAZARÉ, BATISTA CAMPOS, CAMPINA, JURUNAS E CIDADE VELHA.

HORÁRIOS: Os caminhões com mais de 4 toneladas não podem circular e descarregar entre os horários de 6h às 21h, de segunda a sexta-feira.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA