Durante o evento Challenge Bibendum 2010 no Rio de Janeiro, a MAN Latin America apresentará um caminhão VW 17.250 100% movido a biodiesel e um modelo VW 15.180 que roda com gás natural veicular (GNV). Ambos são dotados de injeção inteligente Dual Fuel, tecnologia inédita na América Latina desenvolvida pela empresa.
A MAN Latin America marcará forte presença na 10ª edição do Challenge Bibendum, evento reconhecido mundialmente em prol da mobilidade rodoviária sustentável, que será realizado no Rio de Janeiro, entre 30 de maio e 3 de junho. A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen apresentará a tecnologia Dual Fuel, que permite o uso alternado de biodiesel ou gás natural veicular (GNV) com óleo diesel comum. A aquisição desta tecnologia exige baixo investimento se comparado a outras tecnologias que necessitam de infraestrutura especial para distribuição, armazenagem e abastecimento. Por isso, oferece a melhor relação custo-benefício.
No evento, dois caminhões da MAN Latin America participarão do rally para veículos de tecnologia avançada: o VW 15.180 movido a gás natural veicular (GNV), desenvolvidos em parceria com empresas como a Bosch, e o VW 17.250 100% movido a biodiesel, ambos com injeção inteligente Dual Fuel, que é o grande diferencial da companhia. Com essa tecnologia, o uso de B100 ou GNV pode ser aplicado em veículos novos e na frota nacional circulante, permitindo a redução de poluentes com baixo custo.
O caminhão B100 já está sendo introduzido nas frotas de alguns dos seus principais clientes, como Coca-Cola (através de sua distribuidora Spaipa), McDonald’s (através do seu fornecedor Martin Brower) e Grupo JBS/Friboi. Essa tecnologia contribui para a redução das emissões de gás carbônico do caminhão em até 90%, além de emitir menos material particulado.
Os caminhões movidos a 100% biodiesel são dotados de um sistema que permite o monitoramento da operação do veículo ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor – biodiesel ou óleo diesel comum – por meio de uma unidade dosadora. O sistema é gerenciado eletronicamente, sem a adição de qualquer aditivo especial.
Além disso, executivos da empresa participarão de um seminário no dia 1º de junho, onde discutirão os desafios para mobilidade urbana e no transporte de cargas. Na ocasião, participarão representantes da indústria, políticos, pesquisadores e jornalistas abordando tecnologias de ponta e realizando debates. A MAN Latin America também participará de uma mesa redonda no domingo, dia 30 de maio, que discutirá o potencial de redução das emissões de CO2 em veículos pesados, em particular em motores de combustão interna.
Pesquisas pioneiras:
A MAN Latin America é a pioneira na pesquisa do biodiesel desde 2003, quando aderiu ao programa RioBiodiesel, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para desenvolver o uso de biodiesel em adição ao óleo diesel convencional em veículos comerciais. A participação incluiu a cessão de um ônibus-protótipo para campanhas educativas em escolas fluminenses, rodando com uma mistura de 5% de biodiesel, adicionados ao óleo diesel convencional – chamada de B5.
Testes para aprovação da mistura B5 também foram realizados com os clientes Real Auto Ônibus, Coca-Cola e Engemix, dentro do Programa Nacional de Testes com Biodiesel coordenado pelo Ministério da Ciência & Tecnologia. Novas parcerias foram realizadas com Martin Brower, JBS e Governo do Estado do Rio de Janeiro para testes com a mistura a 20%, em veículos originais de fábrica.
O investimento da MAN Latin America em tecnologias que contribuam para um meio ambiente equilibrado vai muito além. O primeiro veículo da América Latina certificado pela norma internacional ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto, é um produto feito em Resende (RJ). O cavalo mecânico VW Constellation 19.320 Titan Tractor é pioneiro na avaliação da interferência de um veículo no meio ambiente. Ao obter a certificação internacional de qualidade ISO 14040 em setembro de 2008, o modelo comprovou seu contínuo aperfeiçoamento tecnológico.
O estudo cobriu detalhadamente toda a cadeia produtiva e o uso continuado do caminhão – da obtenção das matérias-primas ao fim de sua vida útil, com o seu sucateamento. A certificação ISO 14040 do caminhão Volkswagen foi dada pelo Instituto da Qualidade Automotiva - IQA, um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças e outras entidades.
FONTE: VW Caminhões e Ônibus