A tecnologia Dual Fuel da MAN Latin America, com a qual um caminhão ou ônibus pode ser abastecido tanto com biodiesel, quanto com óleo diesel convencional, mais uma vez mostra sua viabilidade de uso imediato. A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen foi vencedora na categoria Tecnologia Diesel da 4ª edição prêmio Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) de Meio Ambiente com a tecnologia duplo combustível para utilização de B100 em veículos pesados.
O projeto "Aplicação da tecnologia duplo combustível para utilização de B100 em veículos pesados" da MAN Latin America venceu na categoria Tecnologia Diesel do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2010, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. O troféu foi entregue para o diretor de Engenharia da MAN Latin America, Paulo Alleo, durante o 12º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA. O evento aconteceu na última segunda-feira, dia 14 de junho, e contou com a presença de 350 convidados.
A 4ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 36 trabalhos, todos julgados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA. Além do prêmio, a MAN Latin America recebeu menção honrosa pelo projeto “Como obter créditos de carbono através do uso de combustíveis renováveis em frotas cativas” na categoria responsabilidade ambiental.
No rali Challenge Bibendum, o veículo VW Constellation 17.250 abastecido com B100 obteve grau A, o mais alto concedido pelos organizadores, nas categorias de eficiência energética (consumo de combustível), menor nível em emissões de gás carbônico (CO2), dirigibilidade e aceleração. Já o modelo VW Worker 15.180 equipado com um kit diesel-gás atingiu o grau máximo em três categorias da disputa, dando à montadora o melhor desempenho em caminhões pesados.
Tecnologia B100
O caminhão B100 já está sendo introduzido nas frotas de alguns dos principais clientes da MAN Latin America. Os primeiros caminhões dotados de injeção inteligente Dual Fuel estão sendo testados pela Coca-Cola (através de sua distribuidora Spaipa), McDonald’s (através de seu fornecedor Martin Brower) e Grupo JBS-Friboi. Essas empresas são as empresas parceiras da montadora no desenvolvimento dessa tecnologia, inédita na América Latina e apresentada pela primeira vez durante o Salão Internacional do Transporte de São Paulo – Fenatran, em outubro de 2009.
Os caminhões apresentados, todos da linha Constellation, são dotados de um sistema que permite o monitoramento da operação do veículo ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor – biodiesel ou óleo diesel comum – por meio de uma unidade dosadora. O sistema é gerenciado eletronicamente, sem a adição de qualquer aditivo especial.
A tecnologia Dual Fuel contribui para a redução das emissões de CO2 do caminhão em até 90%, além de emitir menos material particulado. Esta tecnologia foi desenvolvida numa configuração modular, podendo ser adaptada ao modelo do caminhão que o cliente escolher: a Coca-Cola está testando um VW 17.250, enquanto um VW 24.250 dá apoio às atividades do McDonald’s e a JBS-Friboi conta com um VW 19.320 Titan Tractor.
MAN Latin America e o meio ambiente
A MAN Latin America é pioneira no Brasil em testes para o uso do biodiesel em veículos comerciais. A empresa iniciou testes com a mistura B5 (5% de biodiesel adicionado ao óleo diesel convencional) em 2003, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro. De lá para cá, a montadora foi responsável por testes com misturas B20 e B100 em frotas de grandes clientes, todos com sucesso.
A empresa também está à frente nas questões de sustentabilidade, possuindo em seu portfólio o VW 19.320 Titan Tractor. É o primeiro caminhão da América Latina certificado pela norma internacional ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto, considerando o seu impacto no meio ambiente desde a extração da matéria-prima, sua transformação em produto, seu uso durante a vida útil até, finalmente, o seu descarte.
A MAN Latin America mantém uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica que já dura mais de cinco anos. Em 2004, a empresa colocou nas ruas os primeiros caminhões com Selo Verde do País, concedido pela Fundação. Para cada caminhão vendido, eram plantadas 12 mudas de árvores – hoje o plantio é feito em lotes, já tendo chegado ao número de 400 mil mudas. Além disso, a montadora, localizada em Resende (RJ), é certificada pelas normas internacionais de qualidade ISO 14001 e ISO TS 16949:2002.
Na fábrica, há a coleta seletiva de lixo, e são reciclados papel, plástico, solvente, borra de tinta, óleo lubrificante, sucata metálica e bombonas. Cem por cento da água utilizada é tratada numa estação de efluentes dentro da fábrica antes de ser vertida no rio Paraíba do Sul.
FONTE: VW Caminhões e Ônibus