RER Parts

Mercado de implementos em alta


Baú carga seca, basculante, canavieiro, bobineiro… As opções para implemento de caminhões são muitas e variam de acordo com a carga transportada. Este mercado tem crescido bastante e, para 2010, as projeções são ainda melhores.
No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, este mercado apresentou crescimento de 48% com relação ao mesmo período do ano passado. Até o final do ano, prevê aumento de 20% nos volumes.
Os tipos de implementos dividem-se entre reboque, semireboque e carroceria sobre chassi. Este último abocanha a maior parte do mercado e, no primeiro trimestre deste ano, comercializou 51% a mais do que no mesmo período de 2009, somando 21.535 unidades vendidas.
Já os reboques e semireboques somaram, no mesmo período, 11,8 mil unidades comercializadas, 42% a mais que 2009. No mercado de implementos, existem 150 mil fabricantes, que empregam 55 mil pessoas. Em 2009, movimentam R$ 4,5 bilhões e, em 2008, o melhor ano da história, alcançou R$ 5,5 bilhões. Para este ano, a expectativa é repetir ou superar este recorde.
Os números, divulgados pela Anfir, mostram ainda os campeões de vendas por segmento. A revista Autodata publicou uma reportagem que traz todos esses dados.
A Iveco também acompanha o crescimento deste mercado e oferece caminhões que aceitam qualquer tipo de implemento. E também conta com empresas parceiras neste ramo: Guerra, Randon, Facchini, Truckvan e outras.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA