Facchini

Óleo usado no McDonald’s abastece caminhões em SP


O óleo usado para fritar batatas, nuggets e outros alimentos no McDonald’s tem sido transformado em biodiesel para abastecer os caminhões da frota da lanchonete.
A Martin-Brower, empresa de logística dona da frota de caminhões que transportam os produtos do McDonald’s, armazena em sua sede, em Osasco (SP), o óleo já usado nas lanchonetes. De lá, envia o óleo à usina da SP BIO, onde é transformado em combustível.
Hoje, 20 lanchonetes do McDonald’s, todas em São Paulo, participam do projeto, em fase de teste. O objetivo da Martin-Brower é que 115 das 577 unidades do McDonald’s no Brasil participem da ação até 2011, substituindo por biodiesel 40% do combustível usado na frota de caminhões, segundo afirmou Tupa Gomes, da Martin-Brower, ao jornal Brasil Econômico.
“Anualmente, os restaurantes da rede McDonald’s utilizam cerca de 3 milhões de litros de óleo de cozinha para a fritura de batatas e empanados, que já vinham sendo recolhidos e reciclados em produtos como o sabão, entre outros. Esse volume, quando destinado integralmente para a reciclagem em combustível, poderá abastecer com biodiesel B40 toda a frota de caminhões que atendem a rede no país”, anunciou o McDonald’s, em comunicado.
FONTE: ESTADÃO
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA