RER Parts

A Scania apresenta na Challenge Bibendum o ônibus urbano K270 piso baixo de 15 metros movido a etanol.


Este é o segundo ônibus urbano movido a etanol no país, entregue à prefeitura da cidade de São Paulo em 2009, para operação no município. O primeiro veículo foi entregue em 2007 e circula nas linhas de transporte coletivo na região metropolitana da grande São Paulo, incluindo as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Líder mundial no fornecimento de ônibus a etanol, a Scania tem tecnologia comprovada com mais de seiscentos veículos em circulação em Estocolmo, na Suécia, há mais de 15 anos.

“O ônibus a etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte, tecnologia que minimiza a emissão de gases poluentes, influenciando diretamente a melhoria da qualidade do ar nas cidades, bem como reduz em até 90% das emissões de CO2, contribuindo significativamente na questão do aquecimento global. Isso tudo, sem perder as características dos demais veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho”, comenta Marcelo Montanha, gerente de Ônibus da Scania Latin America.
O Etanol é um combustível ideal para aplicação no Brasil, com matéria-prima abundante, elevada capacidade produtiva, além da facilidade de manuseio e armazenamento.
O Brasil é o primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação, e a Scania, tem a honra de ter desenvolvido a tecnologia e disponibilizado o produto no país. Ideal para o transporte público, o ônibus é preparado para suprir as necessidades ambientais dos grandes centros porque opera com combustível disponível, limpo e economicamente viável. ”Na avaliação da Scania, o etanol é entre as tecnologias voltadas ao transporte sustentável, a que possui melhores perspectivas para implantação e obtenção de resultados imediatos”, reforça Montanha.
A ação de demonstração dos ônibus a etanol, se iniciou através do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport) coordenado pela prefeitura de Estocolmo, na Suécia, e apoiado pela União Européia. O projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso do etanol no transporte público, capaz de reduzir em até 90% a emissão dos gases do efeito estufa.
No Brasil, o projeto BEST é articulado pelo Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) da USP - Universidade de São Paulo. O projeto de demonstração dos veículos além da Scania, conta com o apoio dos seguintes parceiros: SPTrans, EMTU, Metra, Viação Gato Preto, Unica, Cosan, Sekab, Petrobrás, Marcopolo e Caio.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2009, as receitas totais da Scania alcançaram 62 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 1,1 bilhão de coroas suecas.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA