Medida já utilizada em São Paulo, a proibição à circulação de caminhões em áreas centrais poderá chegar a Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estuda restringir drasticamente o trânsito de veículos com mais de quatro toneladas no Centro, durante as 24 horas do dia.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, já existe um projeto pronto. Um técnico da empresa fez o levantamento de todas as áreas de carga e descarga da região para definir as medidas que serão propostas. Hoje, não há restrição ao trânsito de caminhões, mas existem áreas e horários de carga e descarga em algumas vias.
– Fizemos uma comparação com outras cidades onde há restrição. O que pretendemos com esse projeto é uma proibição geral, durante o dia e a noite, para caminhões acima de quatro toneladas no Centro. Quando for necessário transportar algo de maior tamanho e volume, a nossa ideia é estipular um horário noturno, com relativa flexibilidade, para que o serviço seja feito. O objetivo principal é facilitar a circulação na área central da cidade – explica Cappellari.
A proposta ainda será debatida pela área técnica do órgão para depois ser apresentada ao prefeito José Fortunati. Representantes de transportadores e comerciantes também serão consultados, para que o impacto seja o menor possível. Um projeto em tramitação na Câmara de Vereadores propõe a proibição do trânsito de caminhões de grande porte em vias de até três faixas de toda a cidade nos horários de pico – das 8h às 9h30min e das 17h30min às 19h.
As duas ideias não agradam José Carlos Silvano, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs). O importante, segundo ele, seria organizar melhor os pontos de carga e descarga. João Hermes Nogueira Junqueira, professor da área de Trânsito e Transportes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), considera que a EPTC tem condições de controlar o tráfego e carga e descarga de veículos pesados na Capital, a exemplo de outras cidades.
Em São Paulo restrição reduziu lentidão no trânsito
Em São Paulo, a proibição da circulação de caminhões começou em 2008. O trânsito é proibido das 5h às 21h em uma área de cem quilômetros quadrados, conhecida como centro expandido. Caminhões de até 6,3 metros de comprimento circulam na região em sistema de rodízio, das 10h às 16h. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), essas medidas diminuíram a lentidão do trânsito em 15%.
FONTE: Zero Hora