A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai começar a multar os caminhões que circularem pela Marginal Pinheiros e pelas avenidas dos Bandeirantes, Afonso D'Escragnole Taunay (continuação da Bandeirantes) e Avenida Jornalista Roberto Marinho em uma semana, na próxima quinta-feira (2). A restrição está em vigor desde o dia 2 de agosto, mas os motoristas ainda não são fiscalizados.
Os caminhões não podem circular pelas avenidas de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados das 10h às 14h, exceto nos feriados. A restrição vale entre as pontes do Jaguaré e do Morumbi na Marginal Pinheiros e em toda a extensão das outras três avenidas.
Quem desrespeitar a regulamentação será multado em R$ 85,12 e levará quatro pontos na carteira de habilitação. De acordo com a CET, os 2.450 agentes da companhia e oito radares fixos que fazem leitura de placas instalados nas vias farão a fiscalização.
Apenas os veículos urbanos de carga (VUCs) poderão circular pelas avenidas. Para isso, eles deverão estar cadastrados no Departamento de Operação do Sistema Viário e respeitar o rodízio de veículos.
Segundo a CET, houve uma redução de 58% no volume de caminhões na Marginal Pinheiros desde a inauguração da Nova Marginal Tietê e do Trecho Sul do Rodoanel. Em março, 9,733 caminhões transitavam na via nos horários de pico. Em agosto, esse número passou para 4.060. Na Avenida dos Bandeirantes a queda foi de 68%.
Exceções
A companhia estima que pelo menos 80% dos caminhões deixem de circular por essas vias. Alguns veículos de carga que prestam serviços essenciais não estão incluídos na restrição e poderão circular na Marginal Pinheiros e nas outras três avenidas. Para isso, devem se cadastrar pela internet.
No período integral, poderão circular normalmente caminhões que prestam serviços de urgência, de socorro mecânico de emergência, cobertura jornalística, obras e serviços de emergência, correios, acesso e estacionamento próprio e serviço emergencial de sinalização de trânsito.
Entre 5h e 16h, estão liberados os veículos que fazem serviços de concretagem e concretagem-bomba e remoção de terra em obras civis.
Das 5h às 12h poderão circular os caminhões que transportam produtos alimentícios perecíveis. Entre 10h e 16h haverá a liberação para veículos de obras e serviços de infraestrutura urbana e remoção de terra e entulho e transporte de caçambas.
Já das 10h às 20h será permitida a circulação de caminhões de transporte de valores.
FONTE: G1 SP