A Santos Brasil Participações S.A. registrou um aumento de 23,5% na movimentação de contêineres no segundo trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2009. A maior operadora de contêineres do País movimentou 214.657 contêineres ou 321.985 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em seus três terminais portuários de contêineres – Tecon Santos, Tecon Imbituba e Tecon Vila do Conde.
Do volume total operado, 78% foram de contêineres cheios – categoria que cresceu 25,6% em relação ao mesmo período do ano passado, devido ao forte fluxo de cargas importadas. Já no acumulado semestral foram movimentados 388.264 contêineres (582.396 TEUs) nos três terminais, resultado 18,6% maior que o apresentado no primeiro semestre de 2009.
Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil, Washington Kato, a contínua recuperação do comércio mundial, além da forte demanda doméstica por produtos estrangeiros durante o período, der impulso ao fluxo de cargas no Brasil, consequentemente, aumentando o volume operado pelos terminais da empresa.
O aumento do fluxo de cargas importadas teve impacto ainda no volume armazenado nos terminais portuários da companhia, com um total de 39.218 contêineres no segundo trimestre, crescimento de 71,3% ante o mesmo período do ano passado. A taxa de retenção de contêineres de importação, desembarcados para armazenagem no Tecon Santos passou de 45% no segundo trimestre de 2009 para 50% no segundo trimestre do ano corrente.
O volume armazenado no segmento logístico, composto por operações nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, acompanhou esse crescimento com 14.643 contêineres no segundo trimestre - 25,3% acima do mesmo período do ano passado.
Outra operação da Santos Brasil com crescimento expressivo no segundo trimestre foi do terminal de veículo (TEV), que movimentou 37.739 unidades, entre veículos leves e pesados. O resultado representa aumento de 84,2% perante o último ano.
FONTE: Jornal a Tribuna