Até o final deste domingo, dia 5, aproximadamente 600 caminhões carregados de animais devem deixar o Parque Assis Brasil, em Esteio, onde ocorre a Expointer 2010. Durante a manhã, já estavam sendo liberados os bovinos e equinos rústicos, ou seja, aqueles que participaram apenas de leilões e provas funcionais. Os inscritos para exposição e julgamentos deixam o Parque a partir das 20h.
Em cada portão haverá uma equipe com seguranças, fiscais e soldados da Brigada Militar. De acordo com o tenente-coronel da Brigada Militar Roberto Kraid, os portões 7, 8 e 9 ganharão reforço policial. No total, 125 soldados estão sendo escalados para atuar durante a saída dos animais.
— O movimento mais intenso deve acontecer durante a manhã desta segunda, dia 6, porém creio que não haverá engarrafamentos na BR-116 nesse horário — diz Kraid.
Antes de saírem, os animais passam por uma inspeção que verifica suas características e dados.
— Fazemos este exame para evitar trocas entre os exemplares — explica o chefe do plantão do Desembarcadouro, Wylmer Ribeiro.
Conforme o veterinário da Seappa, para deixar a área o caminhão deverá portar a GTA (Guia de Transporte Animal), com o carimbo de vistoria do Departamento de Produção Animal (DPA), para ser liberado formalmente.
O esquema montado prevê o ingresso de caminhões no Portão 7 e a saída do Parque, pelo Portão 8.
— Bovinos e equinos saem unicamente pelo desembarcadouro, enquanto que os demais animais serão carregados nos seus respectivos pavilhões — explica Ribeiro.
O número de pessoas que trabalham nos portões será triplicado.
— A intenção é que não haja demora e congestionamentos na saída dos caminhões — diz o coordenador da Inspeção Sanitária, Marcelo Fortef.
A Administração do Parque espera que até o final da tarde desta segunda, todos os animais já tenham deixado a Expointer. Nesta terça, dia 7, os fiscais do DPA não estarão trabalhando em função do feriado.
De volta
No Parque Assis Brasil, a égua La Mina Porteña e o cavalo Peón de La Invernada já embarcaram de volta para Aceguá, na Campanha, neste domingo de manhã.
— Chegando mais cedo, os animais voltam mais tranquilos para as baias — diz o peão encarregado, Gildo Siqueira.
Os animais são da Cabanha La Caminera e pertencem a Alberto Araújo, tricampeão gaúcho de velocidade livre e que veio competir na prova de enduro equestre da 1ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, cancelada no sábado em função do mau tempo.
FONTE: Canal Rural