A Iveco é uma das montadoras com a mais avançada gama de caminhões movidos a combustíveis ou energias alternativas. Tendo o tema ”Dirigindo a Inovação para a Realidade”, no estande da Iveco na IAA-Hanover não podia faltar o caminhão híbrido, que usa dois motores. Um diesel e um elétrico.
O motor elétrico é utilizado para fazer o veículo sair da imobilidade, fazendo uso de seu grande torque, funcionamento silencioso e porque, para mover um caminhão que esta parado, o motor diesel é bastante exigido em termoos de consumo. Você acelera, o motor elétrico empurra o caminhão para a frente, até uma certa velocidade, então, o motor diesel engata e toma conta, na sua melhor faixa de aproveitamento energético. Quando você pisa no freio, o motor elétrico funciona como um gerador e acumula energia, de forma que o motor elétrico estará sempre carregado quando for necessário.
A Coca-Cola (entre outros clientes) experimentou um EuroCargo (no Brasil, Tector) híbrido por mais de um ano e acaba de aprovar o modelo para seu normal uso nas cidades européias.
FONTE: Iveco Brasil