Com um estande todo inspirado no gênio italiano Leonardo da Vinci, a Iveco está apresentando no Salão de Hannover, que acontece até o dia 30 na Alemanha, o novo caminhão Ecostralis equipado com motor Cursor de 10 litros e potência variável entre 420 e 450cv.
Ainda sem previsão de chegada no Brasil, o novo Stralis possui um sistema que calcula o peso combinado do caminhão mais a carga e regula a central eletrônica para o melhor set-up do motor, ou seja, a melhor potência, já que é variável, visando sua eficiência energética. Com a mesma informação, o sistema modula os freios, aumentando a segurança, de acordo com a necessidade.
O Ecostralis atende as rígidas normas EEV (Environmentally Enhanced Vehicle) e ainda tem pneus especiais, para minimizar a resistência no rodar, equipados com o TPMS (Tyre Pressure Motinoring system), que mantém sempre a pressão ideal. Recursos de telemática aliam GPS de última geração, comando de voz para radio e celular, além de permitir, no painel, informações imediatas como consumo de combustível e distância viajada.
Outra atração da Iveco é o caminhão conceito Glider também focado na eficiência energética e no conforto do motorista. Um motor sem correias tem todos seus periféricos controlados por sistemas eletrônicos. A energia elétrica é gerada por painéis solares, um sistema de recuperação energética tipo KERS, e um sistema de recuperação de calor do escapamento, tudo para reduzir o consumo e a emissão de CO2.
A cabine do conceito Glider tem os bancos escamoteáveis e que giram tornando o espaço confortável tanto para a direção quanto para o descanso, e mesmo quando o motorista precisa de um ambiente de escritório para realizar outros tipos de tarefas.
VERTIS
Em entrevista para jornalistas da América Latina, o CEO da Iveco Paolo Monferino falou da importância do Brasil para a Iveco atualmente, como o segundo maior mercado de caminhões do mundo, só perdendo para a China. Do total de € 8 bilhões de Euros que a montadora deve faturar este ano, € 1,2 bilhões (cerca de 15%) são oriundos da América Latina com o Brasil respondendo por pelo menos 60% deste total.
O próximo lançamento da marca no Brasil será o Vertis, desenvolvido sobre uma plataforma chinesa mas com cerca de 90% de componentes nacionalizados no Centro de Desenvolvimento de Produtos de Sete Lagoas (MG).
Com este novo veículo a Iveco faz sua estréia no segmento de médios, de nove a 13 toneladas, que representam 20% do mercado brasileiro. O plano da empresa é abocanhar uma fatia de 10% deste mercado até o ano que vem.
FONTE: Carga Pesada