Facchini

MAN Latin America entrega caminhão para transporte de material reciclável no Rio de Janeiro

O projeto Ecobarreiras 2016 já possui um caminhão VW Delivery 5.140 para o transporte de material reciclável no Rio de Janeiro. O projeto faz parte do programa “Rio Ama os Rios”, idealizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e implantado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
O veiculo, cedido em comodato, recolherá todo material reciclável coletado pelas Ecobarreiras (barreiras flutuantes feitas de material reciclado e que ficam instaladas dentro dos rios, próximas a foz). A ideia é conter os resíduos que são despejados nas águas fluviais e encaminhá-los para centros de reciclagem. 
O caminhão percorrerá todos os municipios adjacentes a Baía de Guanabara, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, pois são locais onde as ecobarreiras estão instaladas e onde acontecerão as Olimpíadas de 2016. Também passará pelas cidades de Macaé, Volta Redonda, Barra Mansa e Porciúncula.
Para facilitar o processo, a MAN Latin America entregou um veiculo sob medida para o Programa, com eixo estendido, carroceria aberta e em aço para transporte dos produtos.
“Nossa empresa vem realizando ações que visam contribuir para o cuidado com o meio ambiente, e tornar-se parceiro do projeto Ecobarreiras 2016 é fundamental para reafirmar nossa política de melhoria da qualidade ambiental e social na região do Grande Rio, pois além de recolher toneladas de materiais nos ecopontos que poderão ser reciclados, gerará trabalho e renda digna aos trabalhadores das cooperativas” diz Marco Saltini, diretor de Assuntos Governamentais e Institucinais da MAN Latin America.
Todo o processo de recepção, separação, pesagem e prensagem dos resíduos coletados será feito pelos “Ecogaris” nos “Ecopontos” (unidades instaladas próximas a cada uma das Ecobarreiras), que também compram lixo reciclável dos moradores da região a fim de incentivar a população a não jogar o lixo em locais inadequados. A partir desta etapa, o material selecionado é enviado à Febracom (Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis) e por fim à reciclagem. 
Além de materiais já conhecidos como: papelão, plásticos, metais, alumínio e vidro, o veiculo fará a coleta de óleo vegetal na cidade e municipios do Rio de Janeiro, que depois de tratado em empresas especializadas, será revendido a indústrias que produzem biodiesel e sabão pastoso.
A solenidade aconteceu no dia 17 de agosto, na Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) – RJ, e contou com a presença da secretária de Estado, Marilene Ramos, o presidente do INEA, Sr. Luiz Firmino e o diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America, Marco Saltini. 
Parceria com o meio ambiente
A fábrica da MAN Latin America, localizada em Resende – RJ, se preocupa com o meio ambiente. Com sua fundação em 1996, a empresa foi construída seguindo conceitos que representam mínimo impacto ao ecossistema.
Certificada seguindo as normas ISO TS 16949 e ISO 14.001, a empresa obedece as normas técnicas rigorosas para tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos e recuperação de áreas degradadas. O prédio de manufatura (Assembly) não tem fontes poluidoras. No prédio de pintura, uma estação de tratamento de efluentes, com tanques e filtros, remove os poluentes mais significativos do processo e os envia para a estação de tratamento geral da fábrica, que garante que a água despejada no rio seja inteiramente limpa.
Os produtos da marca também têm desempenho relevante na questão ambiental. A MAN Latin America foi a primeira empresa a testar um veiculo com a mistura de diesel convencional com biodiesel. Hoje, já possui caminhão rodando com mistura de até 100% do chamado diesel ecológico.
Na linha VW Constellation, o caminhão modelo 19.320 é o primeiro veiculo na América Latina certificado pela norma internacional ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto. O estudo cobriu detalhadamente toda a cadeia produtiva e o uso continuado do caminhão - da obtenção das matérias-primas ao fim de sua vida útil, com o seu sucateamento.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA