Facchini

Mercedes-Benz leva novidades ao Salão de Hannover

A Mercedes-Benz terá uma série de novidades durante no Salão Internacional de Hannover (Alemanha), direcionado aos veículos comerciais. A montadora vai apresentar uma nova geração do sistema Active Brake Assist e mudanças nos caminhões Atego e Axor.
O Active Brake Assist, que equipa o caminhão pesado Actros, chega a sua segunda geração. O sistema de frenagem, que freava automaticamente ao identificar obstáculos que se moviam vagarosamente à frente do caminhão, agora também funciona com de obstáculos imóveis, como veículos parados em congestionamento inesperado.
O sistema funciona por meio de três radares. Na iminência de uma colisão, o motorista recebe alertas visuais por meio de um triângulo vermelho que se acende, assim como um alarme sonoro. Se a situação piorar, o sistema reage acionando os freios.
Outra novidade é a reestilização do caminhão Atego, que ganhou visual inspirado no do Actros. O interior também passou por modificações e recebeu novos equipamentos, entre eles o volante multifuncional para comando do computador de bordo, telefone e rádio.
O painel tem anéis cromados em torno do velocímetro e do conta-giros e com display com elementos gráficos e funções adicionais, como a conexão com o sistema de gestão de frota FleetBoard ou dispositivos de navegação. Também há novos bancos com apoio de cabeça integrado e uma caixa térmica opcional de 23 litros que acomo da quatro garrafas de 1,5 litro em posição vertical.
A gama de três motores BlueTec compatíveis com a norma Euro 5 tem potência variando entre 129 e 286 cv (cavalos) e podem trazer o sistema de partida/parada, o que reduz o consumo de combustível no transporte urbano em até 2,8%. No próximo ano, começa a produção de 50 unidades do Atego BlueTec Hybrid. Como o sistema híbrido, pode haver diminuição de até 15% no consumo e menos emissão de dióxido de carbono (CO2).
Por fim, a Mercedes-Benz também vai mostrar o novo Axor em Hannover. Como o Atego, ganhou novos desenhos externo e  interno e  os mesmos equipamentos. Também há mudanças mecânicas, como a introdução do sistema automatizado de mudança de marchas PowerShift para as versões mais potentes (360 e 430 cv). A gama de motores BlueTec - com potências de 238 a 430 cv - foi aprimorada. 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA