Facchini

Nova perfuradora chega à mina San José

Um comboio com 48 caminhões, que levavam uma terceira perfuradora à mina San José, no Chile, chegou nesta sexta-feira no local onde 33 operários estão presos desde 5 de agosto. Segundo o jornal La Nación, a máquina deve começar a ser montada ao longo do dia, mas só entrará em funcionamento em 18 de setembro. O objetivo é acelerar o resgate dos mineiros.
A perfuradora - batizada de “plano C” - será usada nas operações, juntamente com as outras duas já existentes no local. Segundo a imprensa chilena, ela tem capacidade para perfurar até 2.000 metros e pode operar a uma velocidade que varia entre 20 e 40 metros por dia. 
Buraco 
A chegada da terceira perfuradora ocorre em um momento no qual a máquina do "plano B" está paralisada após apresentar um defeito. A perfuradora T-130 começou a escavar no último domingo, trabalhando em uma abertura já feita de 630 metros de profundidade. Quando atingir o refúgio onde os mineiros estão abrigados, o equipamento deve fazer o caminho de volta, alargando o duto, por onde seria feito o resgate. A outra máquina, do “plano A”, que está em 141 metros, também continua operando.
Os 33 mineiros (32 chilenos e um boliviano) ficaram presos após um acidente na mina San José. No último domingo, eles completaram um mês soterrados. O grupo luta para sobreviver no calor extremo de um lugar insalubre pelos próximos meses, até o fim do resgate. Muitos estão cansados e irritados, segundo os parentes, que conversaram com as vítimas por um sistema fechado de TV no último sábado.
FONTE: Veja
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA