Ao menos 39 veículos se envolveram em acidentes que acabaram bloqueando a Via Anchieta nesta terça-feira (28). Segundo a Polícia Rodoviária, 25 caminhões, 12 carros e dois motos bateram em cinco acidentes diferentes. De acordo com a concessionária, o local do acidente foi liberado por volta das 16h, mas a pista sentido São Paulo permanecia interditada no trecho de serra. A previsão é de que o tráfego seja retomado por volta das 17h.
As colisões tiveram início por volta das 8h40, por causa da forte neblina que prejudicou a visibilidade e devido à pista escorregadia.
No caso mais grave, cinco carros, quatro carretas e uma moto se envolveram em um acidente no km 29 da pista, região de São Bernardo do Campo, no ABC.
Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida. O helicóptero Águia da Polícia Militar ajudou no resgate. Por causa do acidente, houve vazamento de óleo, que provocou uma mancha na represa do Riacho Grande. Equipes da concessionária realizavam a limpeza da pista às 15h15.
A Ecovias ainda trabalhava às 16h10 com a Operação Comboio nos dois sentidos da pista. Segundo a concessionária, a neblina no local era tão forte que a visibilidade para os motoristas não chegava a cem metros. Os veículos que subiam a serra pela Anchieta eram desviados para a Rodovia dos Imigrantes no km 40. Já a descida era feita pela pista sul da Via Anchieta e da Imigrantes.
Havia apenas 3 km de congestionamento na chegada a São Paulo, do km 13 ao km 10.
FONTE: G1 SP