O Porto de Antonina (PR) ganhou um equipamento de última geração. Trata-se de um novo guindaste multifuncional para carga e descarga de mercadorias, que começou a ser montado nesta semana para entrar em operação.
Equipamento
O novo guindaste do porto paranaense, um modelo de terra MHC (Mobile Harbor Crane), fabricado pela empresa suíça Liebherr, custou aproximadamente R$ 12 milhões. De acordo com a Appa (Administração dos Portos de Panaguá e Antonina), a aquisição faz parte do Programa de Investimentos do Terminal Portuário da Ponta do Félix, empresa privada que tem concessão para realizar movimentações em Antonina.
Esse equipamento tem capacidade para movimentar 104 toneladas de produtos diversos, cerca de 25 toneladas de grãos por vez e até 34 contêineres por hora, que, segundo a administração portuária, deve dobrar a velocidade das operações e reduzir pela metade o tempo em que os navios ficam atracados no terminal. De acordo com o superintendente Mario Lobo Filho, o equipamento, assim como todo o maquinário e demais investimentos em infraestrutura feitos pelas empresas concessionárias, pertencerão aos portos paranaenses no futuro.
FONTE: Canal do Transporte