A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de obras (Semob), retomou nesta quinta feira, 09, as obras de ligação do bairro nacional ao centro da cidade. Isto será possível graças ao prolongamento da Avenida Farquar com a Avenida Migrantes até a estrada do Belmont. A nova via pública tem cerca de 800 metros de extensão e em torno de 20 metros de largura. O projeto consumiu toneladas de aterro e foram construídas duas grandes galerias de bueiros de concretos e linhas de manilhas, evitando que as águas possam invadir o local. Os recursos são de emenda parlamentar, repassados através da Caixa Econômica Federal (CEF), com a contrapartida da prefeitura, em torno de mais de R$ 3 milhões. “Esta obra é muito importante para o prefeito Roberto Sobrinho porque beneficiará tanto os moradores do bairro nacional e das chácaras daquela região, quanto melhora o fluxo das carretas que utilizam esta via para entrar e sair do bairro”, explicou Marcelo Fernandes, secretário de obras.
Roberto Sobrinho incluiu também nesta obra o asfaltamento total da via, no padrão que é utilizado pela Semob, asfalto quente sobre uma base bem trabalhada e totalmente drenada para que a via, tenha no mínimo 10 anos de uso, sem manutenção. “Assim que concluirmos esta fase de complemento de aterro, a via ficará com 15 metros de largura aproximadamente, para trabalhar o asfaltamento, que terá no final 12 metros de asfalto novo e sinalizado”, completou o secretário.
O asfalto desta nova via será realizado com recursos próprios da prefeitura e deverá ser concluído até o final de outubro. No projeto original de ampliação da Avenida Farquar não constava o asfaltamento, mas, por determinação do prefeito ela será totalmente asfaltada.
Novo caminho
Os benefícios desta obra da prefeitura de Porto Velho são muitos. O trânsito de carretas tanques será alterado e a estrada do Belmont ficará mais segura. Atualmente as carretas entram no bairro através da Lauro Sodré e percorrem toda estrada até às distribuidoras de combustíveis. Com a nova via as carretas chegarão pela BR 319, descerão a Avenida Migrantes até a Farquar e sairão diretamente na região das distribuidoras.
Os moradores ganharão com esta extensão da Avenida Farquar mais segurança e tempo, pois não precisarão mais percorrer toda estrada do Belmont até a Costa e Silva, para depois descer via Migrantes ou Calama até o centro da cidade. O novo caminho até o centro será direto através da Farquar. Alunos, professores e pais de alunos das escolas do município e do Estado, também terão o acesso facilitado depois da obra concluída.
FONTE: Rondônia ao vivo