Facchini

Transporte de cargas perigosas tem fiscalização rigorosa

Os veículos que transportam cargas perigosas devem passar por inspeção veicular na Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro. Técnicos da Agência verificam se os caminhões atendem ao Regulamento Técnico da Qualidade nº 05 RTQ-5 do Inmetro, tais como pneus, sinalização, freios, equipamentos obrigatórios, direção, 5ª roda e outros.
Se o veículo for reprovado, o proprietário recebe o Relatório de Inspeção, informando as irregularidades, devendo providenciar o conserto para nova inspeção. Se o veículo for aprovado recebe o Certificado de Inspeção Veicular (CIV).
Conforme o Diretor Presidente da AEM/MS, Sérgio Maia, por ano são inspecionados aproximadamente 700 veículos para transportes de cargas perigosas em Mato Grosso do Sul. “Esses veículos circulam nas rodovias com cargas como combustíveis líquidos a granel e fracionados. Por isso é de extrema importância o proprietário fazer a inspeção e assim receber o CIV, que proporciona segurança nas estradas e evitam riscos de acidentes”, destaca.
Além do CIV, os veículos de cargas perigosas devem apresentar o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP), documento obrigatório para o transporte deste tipo de produto. A AEM/MS também emite esse certificado após inspeção.
FONTE: A Crítica
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA