As vendas de caminhões, ou veículos pesados, como são chamados registraram em setembro uma expansão de 36% em comparação com o mesmo mês de 2009. No acumulado do ano, a alta é de 16% com 2,246 mil unidades comercializadas em Mato Grosso.
Além dos pesados, os ônibus também tiveram uma expressiva participação no mercado, em virtude, principalmente, das aquisições feitas pelos órgãos públicos. Ao todo, 426 unidades foram emplacadas no Estado, ante 192 ano passado.
Quanto à comercialização de caminhões, o agronegócio tem maior peso neste setor. Assim, quando os números na lavoura ou na pecuária não vão bem, isso reflete automaticamente no comércio de pesados.
O gerente de uma concessionária da Capital, Fernando Garcia, explica que em 2009, os agricultores passavam por momentos de incertezas e a pecuária ainda não tinha se recuperado da crise. Este ano o quadro se reverteu, sobretudo em setembro.
"Com o fim da colheita do milho, da soja e do algodão, os produtores estão aproveitando para comprar. Além disso, os pecuaristas somente agora, estão conseguindo trocar o veículo".
Outro ponto colocado pelo gerente é a construção de obras de grande porte, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que como possuem prazo de entrega não arriscam na compra de carros mais antigos.
O presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv), Paulo Boscolo, afirma que apesar de representarem menos unidades do que o setor de autos e leves, por terem valor agregado, as vendas de pesados e de ônibus têm impacto no mercado.
Em setembro as vendas de autos (carros de passeio) diminuíram em 10,82% com relação ao mesmo mês do ano passado. As demais categorias, porém, registraram aumento.
Leves, por exemplos, saltaram de 1,077 mil unidades para 1,177 mil, e motocicletas tiveram a comercialização acrescida em 1,88%. No total, considerando todas as categorias, o Estado encolheu 0,24% as vendas, número considerado insignificante para mercado.
Comparando com o mês de agosto, a queda nas vendas mato-grossenses foi de 4,65%, sendo que no mês anterior 10,6 mil veículos foram emplacados.
Entre as marcas que mais venderam, Volkswagen e Fiat consolidam a liderança, com 1,259 mil e 1,133 mil vendidos, respectivamente, no mês passado. Em seguida, aparece a concessionária Chevrolet com a venda de 739 carros em setembro.
FONTE: Portal EN