Facchini

Aumento de blitze faz cair em 15% roubo de carga em São Paulo

A maioria dos crimes está em queda no estado. Os roubos de cargas tiveram redução de 15,1% em relação ao terceiro trimestre de 2009, de 2.027 casos para 1.721 ocorrências, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Já os assaltos a bancos caíram 35,94%, de 64 para 41 casos. Os números fazem parte  dos indicadores trimestrais de criminalidade divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública, conforme o DIÁRIO antecipou na edição no dia 27 de outubro.
Para o comandante da Polícia Militar no estado de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, o que levou a essa diminuição foram, de maneira geral, o planejamento inteligente e o aumento da ação policial nas ruas, como blitzes, tanto da PM como da Polícia Civil.
De acordo com o coronel, uma das reduções mais expressivas, a de roubo de cargas, é fruto da atuação policial nas estradas e também da criação do CPTran, Comando de Policiamento de Trânsito na Capital, em fevereiro. "O CPTran cuida especificamente do trânsito, faz muitas abordagens e distribui viaturas pela cidade toda. Isso ajudou especialmente a reduzir esse tipo de crime, inibindo muitos roubos de carga que estavam acontecendo dentro dos limites urbanos."
Ainda, para Camilo, operações como a "Direção Segura", que tem o objetivo de realizar testes de bafômetro, foram responsáveis por abordagens a veículos que resultaram na diminuição dos indicadores de roubo de carga. "Onde a criminalidade estiver mais aguerrida, realizamos operações diferenciadas, localizadas em regiões específicas, como houve na Baixada Santista, no ABC e em outras regiões. Em Presidente Vesceslau, por exemplo, está acontecendo uma operação conjunta na divisa  do estado, com a polícia de Mato Grosso do Sul, contra o tráfico de drogas. Isso acaba inibindo o roubo de carga também", disse. "O papel eficiente da Polícia Civil no desbaratamento de quadrilhas desse tipo de crime foi muito importante para diminuir esse indicador. Não basta fazer a prevenção, é necessário também pegar os autores dos crimes ", comentou. 
Para Camilo, ações conjuntas com empresas e a população deram resultados positivos. Essa foi uma das razões apontadas por ele para a queda nos assaltos a bancos. "A participação ativa da população e empresas é fundamental. Em roubos a banco, por exemplo, foi feito um trabalho forte com a Febraban (federação dos bancos) de orientação aos funcionários para que os bancos passassem a cuidar dos seus clientes também quando eles estivessem saindo das agências", contou.  "Cidadãos que estavam nas portas dos bancos e notaram atitudes estranhas comunicaram isso à polícia. Assim, muitas vezes conseguimos chegar a tempo de impedir assaltos."
O coronel afirmou que a polícia estimula a população a comunicar crimes ou suspeitas. "É importante destacar que a população não reaja ao criminoso, utilize o 190 e deixe a ação para os profissionais, que somos nós", afirmou.
Nem todos os dados  foram positivos. Os furtos de carro vêm subindo desde 2007, e cresceram mais 1,83%, de 26.679 no terceiro trimestre de 2009 para 27.168 ocorrências no terceiro trimestre de 2010. O indicador já subiu 10,5% desde o terceiro trimestre de 2007.

Ocorrências de tráfico sobem em São Paulo
Considerado um dos principais indicadores da atividade policial, o número de ocorrências de tráfico de drogas aumentou 11% , de 7.224 para 8.043 casos, no terceiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo trimestre de 2009. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esse número é um indicador positivo de produtividade, porque reflete o aumento das ações por parte das polícias Civil e Militar.  


Caem roubos seguidos de morte no estado
No acumulado do ano, o roubo seguido de morte (latrocínio),  segundo a SSP, caiu 19,12% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 203 ocorrências, 48 casos a menos que nos nove primeiros meses de 2009. 


8,21% 
foi a queda dos roubos no terceiro trimestre em SP

129.797 
furtos ocorreram no terceiro trimestre em São Paulo

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA