Uma iniciativa inédita da New Holland está possibilitando o treinamento dos operadores de equipamentos no próprio local de trabalho, evitando seu deslocamento para salas de aulas. Trata-se do programa “Mãos à Obra”, pelo qual a fabricante disponibiliza instrutores e um caminhão escola para percorrer as operações dos clientes em todo o Brasil. Segundo Marco Borba, diretor comercial da New Holland, a expectativa é qualificar 400 operadores de equipamentos até o fim deste ano.
“A programação das visitas é montada em conjunto com o distribuidor local, que também disponibiliza equipamentos para as aulas práticas em caso de necessidade”, afirma Borba. O executivo diz que o interesse dos clientes vem surpreendendo a empresa diante das inúmeras programações solicitadas. “Com esse modelo, o cliente não tem custo nenhum, pois basta ele programar quais serão os operadores indicados para os dois dias de treinamento, que passam a atuar como multiplicadores da informação na empresa.”
O caminhão escola conta com recursos de audiovisual para as aulas teóricas e os instrutores completam o curso com aulas práticas nos equipamentos do próprio cliente ou nos cedidos pela distribuidora local, totalizando 16 horas de treinamento. Borba explica que a iniciativa tem o objetivo de qualificar a mão-de-obra já contratada pelos clientes, diante das carências em termos de qualidade, com foco na melhoria da sua produtividade.
Os conhecimentos transmitidos, segundo ele, também contribuem para eliminar erros na operação das máquinas, que resultam em maior custo de manutenção e redução da vida útil do equipamento. O caminhão escola está disponível para percorrer as operações dos clientes nos mais variados segmentos de atuação, como canteiros de obras, pedreiras, frentes de mineração e colheita agrícola, dentro de um roteiro estabelecido entre a New Holland e sua rede de distribuidoras.
“Com essa iniciativa, provamos que é mais fácil e barato do que se imagina estabelecer um programa voltado à qualificação dos operadores de equipamentos, uma das principais carências na nossa área”, diz Borba. Em 2008, a New Holland já havia participado de um programa para fomentar a qualificação dos operadores de equipamentos mobilizados nas obras do Complexo Portuário de Suape (PE), em parceria com o Senai, cedendo equipamentos e instrutores. Na ocasião, o programa resultou no treinamento de 800 profissionais envolvidos nas obras estruturantes no Pernambuco.