No último final de semana, os paulistanos puderam mergulhar no tempo e buscar lembranças de épocas em que os veículos tinham pouca tecnologia embarcada, mas que transitar neles pela cidade ainda era um ato de prazer.
No Memorial da América Latina, uma exposição reuniu 26 modelos antigos de ônibus e jardineiras, 22 caminhões e quatro caminhonetes de variadas montadoras.
A idéia de reunir colecionadores surgiu no sentido de estimular a preservação da memória do transporte por ônibus no Brasil. Antonio Kaio Castro criou, em 2005, o 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, inicialmente com oito modelos expostos no no pátio da Expresso Redenção. Hoje, o clube tem uma número aproximadamente seis vezes maior de modelos participantes e pode resultar na implantação de um museu. O sucesso da idéia levou a inclusão também dos caminhões.
O clube reúne modelos como o carro de bombeiro da década de 1920 e o caminhão GMC de 1951, além ônibus escolar da marca International e o minibus 1975 da Viação Colombo.
A criação do primeiro museu nacional específico para o segmento está em discussão com deputados estaduais que possam apresentar o projeto.
FONTE: Web Pesados