A Ford deve fechar o ano com 360 mil unidades vendidas no mercado brasileiro entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com previsões da empresa anunciadas nesta quinta-feira (9). Até novembro, foram comercializadas 300.195 unidades de carros e 25.832 de caminhões. Ao comparar com os volumes de 2009, a expansão é de 11% e 35%, respectivamente. Para o presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, crescer acima da média do mercado, de 9,8%, significa que a companhia tem acertado nos produtos ofertados ao seu público e que o crescimento do mercado brasileiro de veículos é sustentável, com destaque para o segmento de caminhões, que atingirá um novo recorde neste ano.
Ao destacar isoladamente o segmento de caminhões, o país registrou de janeiro a novembro crescimento de 44,5% nas vendas, com 140.225 unidades licenciadas. A produção subiu 58% de 111.291 unidades produzidas até novembro de 2009 para 175.785 unidades neste ano. Para dar conta da demanda, Oliveira destaca que as férias coletivas na Ford Caminhões vão ser adiadas. “Normalmente utilizamos este período para fazer a manutenção da linha e ajustar os ferramentais, mas como foi possível manter a produção sem precisar de reparos, resolvemos continuar direto para manter o ritmo”, destaca Oliveira.
Como o mercado de caminhões vive de encomendas, para Ford a manutenção da alta demanda significa entrar com o pé direito em 2011. “O mercado de caminhões está muito forte. Continuamos a apostar em crescimento para o próximo ano e vamos investir exponencialmente na fábrica de caminhões”, destaca.
FONTE: Fenabrave