Facchini

Caminhão entala na Ponte Preta

Um caminhão que transportava um trator ficou preso embaixo da Ponte Preta, localizada na Rua João Negrão, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, no começo da tarde de ontem. Como o trator ficou preso em uma das estruturas da ponte, o caminhão só foi retirado no final da tarde. O trânsito no local ficou lento, pois duas faixas ficaram interditadas para o trabalho de remoção dos veículos.
A ponte, construída em 1944 e tombada pelo patrimônio histórico, tem um histórico de acidente envolvendo caminhões e ônibus que ficam presos ou batem em sua estrutura. Segundo o vereador Jair Cézar (PSDB), autor de um projeto para aumentar a altura da ponte, isso ocorre porque a maioria dos caminhões brasileiros podem chegar a altura máxima de 4,4 metros e a ponte tem uma altura de 3,6 metros. A via é sinalizada. As placas advertem que a altura da ponte é limitada.
Entre as principais propostas de Jair Cézar estão a elevação da ponte e o rebaixamento da pista. Mas, segundo ele, por se tratar de um patrimônio tombado, qualquer alteração na estrutura deve ser feita com cautela. Além dos acidentes, a estrutura também é alvo freqüente de pichadores e vândalos.
O vereador vêd uma portunidade para solucionar os problemas com a ponte. Com a restauração do antigo prédio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para a instalação de uma nova unidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), surge uma grande oportunidade de restaurar também a Ponte Preta, avalia o vereador. “Como as duas edificações ficam lado a lado, a revitalização de ambas traria benefícios importantes para a região”, diz.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA