O chassi de ônibus B12M articulado da Volvo foi o modelo escolhido pelos equatorianos para circular em mais um BRT (Bus Rapid Transit – transporte rápido por ônibus, em português) da América Latina, o corredor exclusivo para ônibus da cidade de Quito, capital do Equador. Ao todo, serão 80 veículos encarroçados pela Caio, produzidos pela fábrica da Volvo em Curitiba, PR, e entregues ao EPMMOP (Empresa Pública Metropolitana de Movilidad Y Obras Públicas), empresa responsável pelo transporte público da zona sua de Quito.
O B12M articulado está equipado com motor eletrônico de 12 litros posicionados horizontalmente no entre-eixos do ônibus, além de uma série de tecnologias avançadas, como, por exemplo, o computador de bordo que exibe informações sobre consumo de combustível, percurso e alerta em caso de falhas. O veículo é composto por outros componentes eletrônicos importantes como a suspensão, que proporciona o rápido nivelamento do veículo durante a subida ou descida de passageiros, e o BEA (Bus Eletronic Architecture – arquitetura eletrônica de ônibus, em português), um sistema que monitora as funções elétricas e eletrônicas do veículo.
Com a venda desse lote de veículo, a Volvo passa a ter 65% de participação no mercado do Equador. Isto totaliza uma frota de cerca de 320 ônibus articulados movidos a motor diesel e mais 110 chassis articulados elétricos. A empresa garante a entrega completa dos ônibus até marcos deste ano. “O mercado equatoriano distingue a Volvo como um fabricante de veículos de grande qualidade e robustez, com excelente suporte técnico provido pela Macasa, o importador local”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
FONTE: Revista Transporte Mundial