Facchini

Durabilidade campeã comprovada

Os caminhões do gaúcho Sérgio Muraro são a prova viva da alta durabilidade dos motores Scania. Fabricados entre 1994 e 1997, os três caminhões, todos do modelo T 113 H, já atingiram, cada um, mais de dois milhões de quilômetros rodados sem a necessidade de reforma no motor.
Mas isso não aconteceu por acaso. Com o mesmo zelo com que criou os filhos, Muraro cuida de seus caminhões. “Caminhão é como se fosse uma pessoa. Você precisa cuidar bem para ter saúde. Eu sempre fiz a manutenção correta e só uso peças genuínas”, conta.
Cliente da Brasdiesel desde os primórdios – seu primeiro Scania foi um L 76 ano 1964 –, o dono da Transportes Sérgio Muraro e Logística utiliza os serviços da concessionária na hora da manutenção dos veículos. Os reparos mais corriqueiros, como troca de óleo e filtro, são feitos por ele mesmo, que tem conhecimento de longa data sobre mecânica.

Além da manutenção correta, o transportador acredita que um bom motorista faz toda a diferença. “Quem está atrás do volante precisa saber dirigir da maneira correta. Eu mesmo treino os meus motoristas e, em seguida, os envio para um centro de treinamento”, afirma ele, que tem 64 anos de estrada.
A transportadora fica em Flores da Cunha, cidadezinha da Serra Gaúcha que é a maior produtora de vinho do Brasil. Atualmente, a frota, de 11 caminhões, trabalha com o transporte de contêineres em regiões portuárias e cargas em baús por todo o Brasil. Além dos três Série 3, a Muraro tem outros caminhões Scania das séries 4 e PGR, além de relíquias, como o L110, ano 1973, e o L 111, ano 1979.
Os mais antigos são os xodós do empresário e recebem o mesmo cuidado que os outros caminhões da frota. “Eventualmente, viajo com os veículos da série L, que ainda trabalham como ponto de apoio na empresa, somente para manter a prática. Como eu gosto muito de cada caminhão da minha frota, sempre digo para respeitá-los e tratá-los com muito carinho quando alguém os dirige”, conta.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA