Facchini

Peças de 42 toneladas seguem em carretas para parques eólicos

As 11 peças de segmento de torre em aço com 25 metros de comprimento e peso de 42 toneladas cada, que chegaram ao Porto do Rio Grande em 17 de dezembro de 2010, começaram a ser embarcadas em carretas ontem para envio aos parques eólicos Rosário I e II, localizados ao lado de Palmares do Sul. Essas peças foram importadas da Alemanha pela empresa Wobben Windpower, que está montando parques eólicos nas cidades gaúchas de Rosário, Livramento, Tramandaí e Palmares.
A instalação das peças nas carretas ocorrem no pátio cedido pela Superintendência do Porto do Rio Grande à agência marítima Sagres. Em cada carreta é colocada uma peça. O primeiro lote, compreendendo cinco peças, sairia do Rio Grande no final da tarde de ontem. As outras seis serão colocadas amanhã, 11, nas carretas e enviadas para o mesmo destino. O deslocamento das carretas, devido ao peso da carga, tem licenciamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e deverá contar com batedores.
Depois que foram desembarcadas no Porto do Rio Grande, em dezembro, as peças aguardaram liberação da Receita Federal para serem transportadas para os locais de destino. No próximo dia 20, chega ao porto rio-grandino nova remessa de peças importadas da Alemanha pela mesma empresa. Desta vez, serão pás eólicas, também para o projeto Rosário I e II.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA