No post anterior, você pôde conferir a evolução das cabines Scania entre os anos 50 e 70. Em trinta anos, muita coisa melhorou para o conforto do motorista, mas ainda assim as inovações não chegam nem perto da cabine de hoje. Agora, a chefe de ergonomia de veículos Scania, Hanna Johanssen, conta como as mudanças das últimas décadas melhoraram a vida de quem trabalha no volante e explica como será a tendência no futuro.
Década de 1980
Aqui vemos realmente grandes mudanças, especialmente com a introdução das Séries 2 e 3. Foi aí que implementamos a linha curva da Scania, o painel curvo que nos tornou famosos. Também há muito mais luxo, com assentos que oferecem melhor suporte, coluna de direção ajustável e maior quantidade de plásticos macios nos revestimentos.
Década de 1990
Como nos anos 80, permanecem a curvatura e os painéis mais verticais, tornando mais fácil e confortável o acesso ao crescente número de botões funcionais. O painel e os instrumentos são dispostos com muita clareza e são facilmente navegáveis. O console central, entretanto, ainda está lá, dificultando os movimentos laterais e o acesso à parte de trás.
Hoje
Este é o mais avançado estágio de luxo e conforto. Há muita utilização de acabamento em tecido bem como plásticos suaves ao toque, o que propicia um ambiente agradável para dirigir. O painel curvo mantém tudo ao alcance, e até mesmo existem duas pequenas saliências horizontais que guiam e estabilizam as mãos, quando se necessita alcançar algo no painel. Tudo está claramente identificado. Muitas funções importantes estão embutidas no volante. Os assentos são como poltronas, com ajuste otimizado, suspensão a ar e cintos de segurança integrados, o que proporciona conforto adicional.
O Futuro
A tendência é existirem mais e mais funções na cabine do caminhão, afinal nosso foco é manter a tecnologia em evolução. Como não se pode continuar a acrescentar botões, mais funções serão agrupadas em um formato baseado em tela. Sempre haverá a necessidade das funções principais serem permanentemente acessíveis. Para aquelas secundárias, teremos sistemas que serão ativados para fornecer a informação correta no momento certo. No futuro, o painel de instrumentos e o ambiente de condução dos veículos usarão mais sugestões e dicas visuais, auditivas e físicas.
FONTE: Scania Brasil
FONTE: Scania Brasil