Facchini

5ª edição da Caravana Siga Bem estaciona na Deva Veículos, em BH


A 5ª edição da Caravana Siga Bem atingiu um marco nesta segunda-feira, 7 de fevereiro: com uma grande festa na concessionária Deva Veículos de Belo Horizonte (MG) – hoje a maior revendedora Iveco do país –, o projeto chegou a 20 eventos realizados na estrada. E, como sempre, se preocupou em investir na promoção de projetos que educam jovens carentes e na divulgação dos programas Siga Bem Mulher e Siga Bem Criança – que combatem, respectivamente, a violência contra a mulher e a exploração de crianças e adolescentes.

O público, composto por mais de 400 pessoas, foi seleto: além de carreteiros que dirigem veículos Iveco e frotistas que trabalham com os caminhões da montadora italiana, esteve presente na concessionária o Secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho. “Em nome do governador Antônio Anastasia, fiz questão de vir aqui parabenizar a Caravana Siga Bem e a Deva Veículos, que investem no cuidado e na capacitação dos profissionais da estrada”, disse ele. “Essa ação diminui os índices de acidentes nas rodovias brasileiras e transforma os caminhoneiros em pessoas melhores”.
O presidente da Deva Veículos, Alberto Medioli, foi da mesma opinião: “temos consciência da importância do caminhoneiro em um país continental como o Brasil, e para nós, como revendedores e transportadores, é fundamental que ele seja um profissional mais bem preparado. E a Caravana Siga Bem é uma grande contribuição para isso”, afirmou ele.
Durante o evento na Deva, a Caravana promoveu a apresentação de dois grandes projetos sociais da Grande Belo Horizonte, ambos patrocinados pela Petrobras: o primeiro, a AMAS (Associação Municipal de Assistência Social), realizou no palco do evento, em conjunto com a companhia de trânsito BHTrans, uma apresentação de dança com sete jovens da periferia da capital mineira. O número passou mensagens de educação no trânsito e foi assistido por quase 100 pessoas. “Nosso objetivo é resgatar a autoestima desses jovens ensinado-lhes arte e transformando-os em agentes educadores”, conta a coordenadora do AMAS, Nete Barros. “Hoje trabalhamos com mais de 100 adolescentes e esse tipo de apresentação é fundamental para nós”.  
O Circo de Todo Mundo, por sua vez, segundo projeto a se apresentar na festa, inovou: trouxe ao evento duas dezenas de estudantes de artes circenses que, sobre o pátio da concessionária,  dançaram pendurados em cordas, encenaram uma peça de teatro e exibiram manobras corporais cheias de elasticidade. Todos os jovens também eram oriundos de famílias carentes da região.

Saúde e consciência
A exemplo do que sempre faz em seus eventos, a Caravana Siga Bem ofereceu para o público da Deva Veículos uma série de exames e conselhos médicos gratuitos: a tarefa ficou a cargo de uma equipe do SEST SENAT, que realizou 46 medições de pressão arterial e deu orientações sobre postura e saúde bucal para quase uma centena de visitantes. Além disso, um total 31 pessoas realizou a aferição de seu índice de massa corpórea, e outras 21 passaram por sessões de massagem.
O movimento nas palestras sobre segurança no trânsito da Polícia Rodoviária Federal, por sua vez, foi intenso: mais de 200 pessoas assistiram aos vídeos educativos da entidade e aprenderam sobre como funcionam os aparelhos usados pelos policiais (como o etilômetro e o radar eletrônico) em seu dia a dia. Também presente no evento, o Conselho Estadual da Mulher deu palestra sobre o combate à violência contra a mulher para cerca de 50 ouvintes.
A dinâmica do evento agradou aos visitantes: “o caminhoneiro fica muito tempo preso dentro de seu veículo, e é ótimo quando ele pode entrar em contato com serviços tão valiosos”, opina o presidente do Sinditanque (Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Minas Gerais), Iranir Gomes. “E um evento como esse seguramente trará o cliente para mais perto da Iveco”.

Stralis e prêmios
Como não poderia deixar de ser, a Caravana Siga Bem promoveu uma série de testes-drives com o Stralis durante o evento na Deva Veículos: um total de 25 caminhoneiros dirigiram o pesado da Iveco e saíram da boleia satisfeitos. “É um caminhão ótimo, com direção e cabine muito confortáveis”, avaliou Júlio César Fonseca, motorista de Belo Horizonte. “É a primeira vez que dirijo um desses, e ele já ganhou minha aprovação”.
A movimentação na carreta lan da Caravana, por sua vez, foi grande durante todo o dia: 91 carreteiros fizeram o teste de conhecimento “Caminhoneiro do Ano”, que, em maio deste ano, premiará o vencedor com um Stralis 0 km no valor de R$ 300 mil.
Enquanto o concurso não é decidido, porém, a Caravana Siga Bem e a Deva Veículos resolveram premiar de outra forma os participantes do evento desta segunda-feira: sortearam, no final da festa,  uma passagem para Porto Seguro, um aparelho GPS e um faqueiro de luxo com 72 peças. Os vencedores subiram ao palco, receberam o prêmio das mãos do diretor da concessionária, Robinson Romanholli, e foram ovacionados pela plateia.
Um pouco depois, a dupla João Lucas & Diogo encerrou com clássicos sertanejos o que, até agora, foi um dos mais concorridos eventos do maior projeto social itinerante da América Latina.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA