Com apenas 3% da lavoura de soja do Estado colhida, já estão faltando caminhões para fazer o transporte dos grãos. O preço do frete, que sai em media R$ 12 reais a saca deve ser reajustado para R$ 16 nos próximos dias.
Roberto Sausem, gerente de Transportadora em Sorriso, afirmou ao ExpressoMT que já faltam caminhões para fazer o transporte e o aumento no preço do frete vai ser a solução para atrair novos veículos.
Só em Sorriso, foram cultivados mais de 600 mil hectares do grão. Em Mato Grosso são mais 6 milhões de hectares. Com cerca de 80% da produção já comercializada, o produtor é obrigado a colocar a soja nos portos para exportação. Sem opção, os produtores se tornam reféns da falta de logística do Centro Oeste.
Elzo Pozzobom, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, afirma que os produtores são refém da falta de logística no Estado.
Mais uma vez o clima é o culpado. Em novembro, época de plantio em Mato Grosso, faltou chuva e as plantações foram atrasadas em pelo menos 15 dias. Agora quando se intensificam as colheitas aqui, os estados do Sul também estão colhendo. Com estradas muito melhor conservadas e maior proximidade entre propriedade e portos, todos os profissionais da estrada preferem trabalhar por lá.
No entanto, toda situação tem um lado positivo. Para seu Amadeu que a 25 anos esta na estrada, o movimento de caminhões nas rodovias para ele significa oportunidade de ganhar um pouco mais. “Agora é época que não só a estrada, mas a vida fica mais agitada”.
FONTE: Expresso MT