Facchini

Granéis impulsionam fluxo em Paranaguá

O início deste ano se mostrou favorável para as operações no Porto de Paranaguá, pelo menos no que diz respeito à movimentação de granéis sólidos. Esse segmento impulsionou as exportações de cargas, sendo responsável pelo envio de 976,34 mil toneladas ao exterior apenas em janeiro.
Informações da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) revelam que tal desempenho dos produtos farelo de soja, milho, trigo, soja e açúcar foi 55% maior que o verificado no mesmo período de 2010.
Dentre essas cargas o maior destaque ficou por conta do milho. Em janeiro foram exportadas aproximadamente 300 mil toneladas do produto, enquanto que no mesmo período de 2010 o desempenho ficou perto de 108 mil.
De acordo com o levantamento da Appa, outro destaque foi a exportação do farelo de soja, que saltou de 186,8 mil toneladas em janeiro de 2010 para 286,2 mil toneladas este ano.


Tempo perdido
Os resultados de movimentação tende a ser melhor em Paranaguá, uma vez que o local já está operando em sua totalidade, após o término da dragagem emergencial realizada nos berços de atracação.
Para Airton Vidal Maron, superintendente do porto, “esta primeira ação de restabelecimento das profundidades para melhor atender a safra é fundamental para que o Porto de Paranaguá volte a apresentar condições operacionais adequadas para todos os seus usuários”.
A dragagem, que devolveu aos berços a profundidade original de até 12 metros, foi essencial para atender a demanda da safra 2011 do Paraná, que promete ser recorde, atingindo 30 milhões de toneladas de grãos.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA