Com uma taxa de transferência de 3,7 mil toneladas por dia para a movimentação de trigo, o Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, bateu nesta semana, recorde na operação de descarga do grão, com um total de oito mil toneladas do produto movimentadas.
O novo índice superou a média diária do ano passado de mil toneladas e reduziu os trabalhos em um dia de permanência do navio no porto.
A marca foi atingida porque a DOP (Diretoria de Operação) e a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) exigiram maior agilidade no processo logístico no descarregamento do grão, para isso um guindaste de terra foi contratado junto à companhia Moinho Cruzeiro do Sul.
Somado ao uso do guindaste, um esquema especial de tráfego de veículos na zona portuária foi montado. “Fizemos um controle das carretas que trafegavam na área criando espaços para o trânsito e para a colocação do equipamento locado pela Moinhos” explica Carlos Roberto Souza Lima Filho, supervisor de Segurança Portuária da EMAP e responsável pela gerência operacional na empresa.
O Porto de Itaqui, que teve uma movimentação de 97 mil toneladas de trigo no ano passado, já recebeu dois descarregamentos do produto em 2011.
FONTE: webtranspo.com.br