Facchini

Safra maior exige logística diferenciada

Com o objetivo de suprir a demanda por transporte causada pelo crescimento do setor agrícola o Paraná está preparando uma operação logística diferenciada. Nesta semana, uma reunião com representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, da Ecovia, da Claspar e da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) foi realizada para tratar das ações integradas para atendimento da safra de grãos 2011.
“Nossa expectativa é de que a safra este ano seja de 13 a 15% superior à do ano passado. Já começamos 2011 com aumento de 55% na exportação de granéis e esta tendência deve se manter”, destaca Paulinho Dalmaz, diretor técnico da Appa.
Entre as ações realizadas no Porto de Paranaguá está a realização da dragagem de manutenção dos berços de atracação, que permitirá que os navios operem com carga plena nesta safra. Outra medida, segundo Dalmaz, foi a manutenção de todos os equipamentos do corredor de exportação, além de melhorias que estão sendo realizadas no pátio de triagem.
Flávio José Correio, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar da Paranaguá, destaca também que será intensificado o policiamento noturno na região. “Garantir o desembarque seguro dos caminhões nos terminais durante a noite é essencial para evitar filas. A PM vai dar este suporte e trabalharemos com uma logística diferenciada para esta safra, de modo a atender as necessidades levantadas durante a reunião”, disse.
Já a concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 que liga Curitiba a Paranaguá, pretende ampliar a comunicação com os caminhoneiros, entregando material informativo especial para a safra, com dicas de segurança e também de ações para evitar formação de filas.
Conforme anunciado, a média diária de caminhões rumo a Paranaguá é de 3,5 mil veículos. Durante a safra, este número deve saltar para seis mil caminhões todos os dias.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA