O novo Iveco Trakker 8×4 vem com o motor Iveco FPT Cursor 13, o mais econômico de sua categoria, com 12,8 litros, seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e gerenciamento eletrônico. No fora de estrada da Iveco ele entrega 420 cv, com torque máximo de 1.900 N.m disponíveis entre 1.000 e 1.500 rpm, ideal para velocidades operacionais mais elevadas e grande capacidade para vencer aclives mais acentuados. Homologado para rodar com o biodiesel B5 e certificado para a norma Euro 3 (em vigor no Brasil), ele já é preparado para a futura e mais restritiva norma Euro 5.
Uma novidade é a transmissão ZF Astronic 16AS2631 TO automatizada, que dispensa o pedal de embreagem. É acionada por meio de três botões no painel: adiante (D), ré (R) e neutro (N). São 16 marchas à frente e duas velocidades à ré. A caixa escolhe a marcha certa para cada situação, sem escalonamento. É possível, por exemplo, sair de terceira para quinta, sem a passagem pela quarta marcha. “É uma vantagem expressiva quando lembramos que as minas e os canteiros de obras normalmente apresentam relevo irregular pontuados por aclives acentuados”, diz Cristiane Nunes.
Além disso, o software que controla a transmissão garante o funcionamento do motor sempre em sua faixa econômica, reduz o desgaste da embreagem e melhora o nível de ruído. Ao final, a transmissão também proporciona menor desgaste físico durante a condução e permite que o condutor se concentre unicamente na condução segura do veículo.
Um fator a mais de segurança é o freio adicional intarder, produzido pela ZF, que é mais um item de série para o Iveco Trakker 8×4. Acoplado à transmissão, entrega 563 cv de capacidade de frenagem. Usado em combinação com o exclusivo Iveco Turbo Brake, de 347 cv, o sistema totaliza a maior potência de frenagem da categoria: 910 cv, ampliando os níveis de segurança do veículo, por permitir melhor desempenho em declives sem qualquer desgaste ou aquecimento dos sistemas de freios.
Um detalhe importante é que o caminhão vem equipado com um espelho retrovisor angular no lado direito e um frontal para facilitar manobras, além dos retrovisores laterais externos bipartidos com aquecimento e regulagem elétrica.
FONTE: Iveco Brasil