Buscando ganhar eficiência na distribuição de combustível no Espírito Santo, a Shell readequou suas operações no Estado.
Para alcançar o seu objetivo, fez uma parceria com a AQCES para a criação de uma nova solução logística para a região; desta forma, a empresa renovou a sua frota com veículos de maior capacidade de carga.
Até então, a Shell realizava a operação em território capixaba com treze caminhões. O desafio do novo formato de distribuição era reduzir o número de veículos, o que resultou no desenvolvimento de modelos mais eficientes, que possibilitarão o trabalho com sete equipamentos.
Marcos Veiga, Gerente de Contratação da Shell na América Latina, disse que a mudança possibilitará à empresa alcançar outro objetivo. “Isto permite a Shell reduzir o risco em HSSE (Health Safety Security Environment)”, pontua. Ele afirma que o projeto atende três pontos fundamentais para a companhia: inovação e aumento de produtividade, capacidade de investimento e alta performance em HSSE.
Os caminhões
Para aumentar a capacidade de carga líquida e ao mesmo tempo reduzir a quantidade de equipamentos, a solução da AQCES para a Shell foi inserir um eixo a mais no veículo; no lugar dos três eixos do cavalo mecânico foram colocados quatro, sendo dois deles direcionais.
O tamanho total, segundo a empresa, não mudou muito; no entanto, a carreta transportará 45 metros cúbicos de combustível a mais, o que representa um ganho de 28,57% em volume se comparada ao veículo com capacidade de 35 metros cúbicos.
Especificamente desenvolvido para operações no Espírito Santo, o caminhão vai operar como piloto; com sucesso, a solução poderá ser implantada em outras regiões do País, segundo a Shell.
Todo o projeto, que integra cavalos Iveco Stralis 41T, recebeu R$ 2,5 milhões em investimentos. A solução também inclui sistema de telemetria, que controla à distância todos os dados do veículo, como velocidade, rotação do motor, posicionamento e a não desativação dos faróis, por exemplo.
A Shell inicia as operações com os novos veículos a partir de quinta-feira, 3, no mercado capixaba.
FONTE: webtranspo.com.br