A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) finalizou recentemente o recadastramento do RNTRC (Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas) com um total de 489.387 transportadores de carga registrados e 1.329.390 veículos para este tipo de movimentação em todo Brasil.
Segundo os registros, deste total, 417.957 profissionais são transportadores autônomos, 71.227 são de empresas de transporte de cargas e 203 são pertencentes às cooperativas. Entre os veículos, 610.944 pertencem a transportadores autônomos, 708.405 às empresas e 10.041 são de cooperativas.
Para Wilbert Ribeiro Junquilho, gerente de regulação do transporte rodoviário da ANTT, as informações coletadas graças ao registro permitirão um maior grau de conhecimento e a formalização do setor, trazendo benefícios para todos.
“Será positivo para os embarcadores que terão o benefício de contratar transportadores devidamente registrados na ANTT e cumpridores dos requisitos da Lei. Para os transportadores, o ganho está no estabelecimento de regras padronizadas para o exercício da atividade, eliminando assim a concorrência predatória e aumentando a profissionalização do setor”, argumenta.
O RNTRC é um documento obrigatório para a realização de serviços de transporte de cargas no país. De acordo com o levantamento, os veículos de transportadores autônomos tiveram idade média de 18,9 anos, enquanto os das empresas de transporte de cargas tiveram 8,5 anos e, os das cooperativas, 14,4 anos. A idade média dos veículos registrados foi de 13,3 anos.
A validade do registro é de cinco anos. O certificado emitido é documento de porte obrigatório e sua não apresentação pode gerar multas que variam de R$ 550 a R$ 5.000.
FONTE: webtranspo.com.br