O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar) e a Federação das Empresas de Transporte no Estado do Paraná (Fetranspar), pediram, formalmente à Urbs, o adiamento por 90 dias da restrição de circulação de caminhões na Linha Verde, medida que deve entrar em vigor no dia 22 de março. Ontem, um grupo de trabalho formado por transportadores, revendedores e profissionais da área, esteve reunido com a diretoria da Urbs durante toda a tarde.
O grupo de trabalho, que também tem representantes da Prefeitura, foi formado em janeiro deste ano, para discutir alternativas ao decreto da Urbs. A Urbanização de Curitiba S/A, contudo, pediu um prazo para dar uma resposta. Uma nova reunião foi marcada para o início de março.
Em outubro do ano passado a Urbs anunciou a portaria que restringe a circulação na Linha Verde de caminhões com capacidade cima de sete toneladas de carga. “Nós propomos a criação deste grupo no final do ano passado para repensar a portaria. Estamos falando de pontos na portaria quem do ponto de vista do Setcpear, não tem como serem cumpridas”, diz o presidente do Sindicato, Gilberto Cantu.
O grupo também está sugerindo alternativas para a portaria. “Nunca fomos contra a medida, apenas apontamos que o setor vai ser muito prejudicado se ela ficar como está. Precisamos de tempo para nos adequar”, continua Cantu. A suspensão da portaria por mais três meses daria tempo para o grupo de trabalho concluir alguns trabalhos e encontrar uma solução que não afete tanto o setor.
Segundo o Setcepar, na região da Linha Verde são mais de 30 empresas que trabalham com grandes veículos, entre transportadoras, distribuidoras e revendas de caminhões. Segundo Cantu, apesar dos caminhões serem apontados como um problema para o tráfego da Linha Verde, eles representam menos de 15% do fluxo diário na via.
Portaria
Conforme a portaria, que cria a Zona de Tráfego de Cargas (ZTC) Linha Verde, veículos com capacidade de carga de até sete toneladas e sete metros de comprimento terão circulação permitida em qualquer horário. Já caminhões com capacidade para 7 a 10 toneladas e com 7 a dez metros de comprimento terão circulação permitida na Linha Verde de segunda a sexta-feira das 10 às 16 horas e das 20 às 7 horas e, nos fins de semana, das 14 horas de sábado às 7 horas de segunda-feira.
Para caminhões com carga de 10 a 14 toneladas e de 10 a 14 metros de comprimento, a circulação ficará restrita aos horários entre 20 e 7 horas, nos dias de semana e das 14 horas de sábado a 7 horas de segunda-feira. Veículos acima de 14 toneladas tem circulação proibida, e só poderão trafegar mediante autorização da Urbs.
FONTE: Bem Paraná